quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Caos: mesmo com intervenção da justiça, servidores de Ibaretama continuam com salários atrasados.

A intervenção judicial não foi suficiente para sanar os problemas com folha de pagamento.

O Município de Ibaretama, Sertão Central, está passando pela maior crise financeira da sua história recente, o caos administrativo em que se enfiou o município foi de surpreender até os mais otimistas, vários prédios públicos estão com a energia cortada, a saída achada pelo município foi à contratação de prédios particulares para continuar atendendo a população.


Consultamos um especialista para entender o que está acontecendo em Ibaretama, de acordo com o economista o motivo pode se perceber na própria folha do município que dobrou pagamentos de comissionados em 2017, ainda assim o município dobrou o investimento na área administrativa, ou seja, a máquina ficou maior que sua receita prevista.

Não falta dinheiro, falta competência administrativa, durante os primeiros meses de 2017 o município gastou sem planejamento, ao fim do exercício não tinha capacidade de pagar o que contratou, gerando despesas ainda maiores para manter a estrutura administrativa funcionando.

Medidas estão sendo tomadas pelo executivo, resta ver até que ponto essas medidas devem melhorar a situação financeira em que se meteu Ibaretama, agora o município está a remanejar alunos da rede publica, o questionamento é se o município conseguirá garantir transporte para estes estudantes.

No meio de tantas perguntas e questionamentos sem respostas da administração publica, os servidores municipais estão a depender do judiciário para receber seus vencimentos, com dificuldade o judiciário administra a situação, visto que, não tem estrutura e muito menos é o poder indicado para fazê-lo.


Angustiados, os servidores permanecem sem receber o dezembro de 2017 e seguem sem saber a quem devem apelar. Para ilustrar, em 2017 nenhuma ação foi proposta contra o gestor seja pelo MPCE, Vereadores ou órgãos de classe, a única ação foi para bloquear as contas, proposta pelo sindicato dos servidores, diante de todos os desmandos nenhuma ação de improbidade foi proposta ou sequer ventilada inclusive pela oposição. 

0 Comentários: